A Margem de lucro em restaurantes
O despreparo que nos aparece no dia
a dia, quando falamos em gestão é gritante, se este assunto é Gestão de
Restaurantes é atroz esse despreparo e o que não entendemos é o que pensam os
empresários ao darem restaurantes montados para exploração de terceiros, eu
sempre pergunto o que o faz pensar que o terceirizado não vai ter lucro com seu
restaurante? Então se ele terá qualifique-se e tenha esse lucro você mesmo.
Em gestão mais que na maioria dos casos em nossa vida é
fundamental saber o que você quer e como vai alcançar essa meta, metas longas
são muito complicadas e difíceis de ver, então fracione-as e tenha metas de
Curto, médio e longo prazo. Se não tiver este planejamento, em outras palavras
se não sabe para onde vai o mais natural é que não chegue a lugar nenhum o que
seria natural já que não sabe para onde está indo onde chegar está ótimo e isso
pode ser, “ o fundo do poço”. Cuidado.
O lucro de restaurante é de 33,33% e este número é acadêmico.
Há donos de restaurantes ou “restauranteurs” que dedicam suas vidas a abrir
este tipo de casa e administrá-las ou não – Este profissional após abrir uma
nova empresa se no 4º mês não estiver nessa faixa de lucro, ele vende a casa.
Hoje no Brasil uma empresa que não participe do simples e dependendo do tamanho, mesmo
as optantes pelo simples terão muita
dificuldade em atingir essas margens, elas só são viáveis para casas de
categoria “AAA” vamos falar de um RevPASH
(Não falamos de ticket médio porque esse
é mais um número para amadores) em torno de R$: 300,00.
Mas isso não quer dizer que o restaurante seja um mau
negócio, o lucro normal dentro do quadro atual brasileiro deve se situar entre
25 e 33,33%, nunca menos de 25%. Isso é o resultado de uma gestão consciente e
profissional.
É natural que uma casa nova não dê esse lucro antes dos
primeiros 4 meses de operação, porém a panorâmica numa administração consciente
e profissional já nos mostra se estamos ou não no caminho certo e qual o
caminho a trilhar ou mesmo os ajustes necessários, mas no 4º mês o lucro pode e
deve ser de pelo menos 25%.
Ao abrirmos uma casa e aqui qualquer tipo de negócio com
dinheiro de financiamentos por vezes ouvimos comentários como: não estou vendo
dinheiro do meu negócio, mas vamos ver que o empresário está pagando suas
contas, vivendo e pagando o financiamento, ou seja, há lucro e ele está
servindo para comprar o empreendimento que foi adquirido com capital
emprestado. Então conhecimento de Administração e finanças é indispensável. Em
um ponto todos concordamos, não misture os capitais, você trabalha tem o seu
salário – o restaurante gera capital paga as próprias contas e se capitaliza, a
máxima é – Empresa rica dono pobre -.
Quando calculamos custos, é imprescindível entender que não
existe nada, absolutamente nada que não possa ser mensurado, não só pode como deve. Se você
pagou é possível mensurar, o palito tem preço, a lavagem da toalha e ou do
guardanapo tem preço, tudo tem preço, logo tudo é mensurável.
É comum ouvirmos, há, mas o prédio é meu, pague aluguel e
contabilize isso, salários, pró-labores, energias, tudo isso entra nos seus
custos, é indispensável o mínimo de conhecimento para saber o que é custo
direto – custo indireto – custo financeiro – investimento, e outros.
Há cerca de trinta meses demos um curso sobre a gestão de
restaurantes, assunto em que somos autores de 2 livros, é conveniente esclarecer que qualquer tipo de Administração que façamos
é sempre fundamentada em Revenue Management, tratava-se de proprietários, bem-sucedidos
realmente, e é incrível descobrirmos que quanto mais qualificada a pessoa é,
mais ela procura qualificação, com a única finalidade de melhorarem o que nos
padrões atuais já estava bom. O contratante tinha um restaurante e levava todas
as suas contas na ponta do lápis, tinha um lucro nunca inferior a 17% em que
pese isso não ser nada mau, ele entendeu ao ler artigos nossos que poderia
melhorar, já que estava longe do ideal que preconizamos em 33,33%.
No termino do curso não deixei de matar a curiosidade com
algumas perguntinhas básicas, como:
Quanto paga de Aluguel? – Ao que recebi a clássica resposta,
o imóvel é meu – errado.
Trabalha com cartões de crédito? As taxas que as
administradoras cobram onde o senhor contabiliza? Há é pouca coisa não dou
bola. – Errado.
Quem paga o seu salário? Há! É tudo meu – errado precisa retirar pró-labore
Como a esposa dava expediente, claro que perguntei pelo
salário dela – onde obtive a mesma resposta. ERRADO.
Precisamos contabilizar tudo isso e mais algumas pequenas
coisas de que falamos anteriormente.
O interessado passou a levar a contabilidade administrativa à
risca tal como tinha que ser, e cerca de 8 meses depois me enviou um e-mail que
já publiquei, onde dizia: “o Aluguel que eu achei que seriam 7.000 – segundo a
pesquisa são dez, e eu retiro esse valor, tiro três mil reais por mês para mim
e três para a esposa, e computo todas as taxas. Nos primeiros 3 meses era
triste o percentual de lucro não saía do um digito, mas hoje 8 meses após nossos
cursos o meu lucro já está nos 17% novamente e entendo o quanto isso faz a
diferença pois trata-se de lucro real. Isso me mostra que agora posso atingir o
que o Senhor me disse que deveria”. Algo
precisa ficar claro: não damos palites ou sugerimos que façam porque li ou ouvi
dizer, 98% dos assuntos que abordo tenho ou tive grande vivência com eles, logo
eu sei o que é possível, e principalmente sei o como e porque fazer como sugiro.
Faz-se necessário conhecer índices que norteiam a área
complexa de Alimentos e Bebidas, na sua relação custo produto versus
comercialização, em alimentos este não pode ultrapassar os 28%, logo sua margem
é apertada fica assim entre 26 e 28% já em bebidas ela é muito mais
interessante – situa-se entre os 16 e 18%, o que não quer dizer que todos
tenham que ter esse parâmetro e sim que no geral na mescla toda o resultado
final tem que ser esse.
Mas há que se fazerem vários estudos para deixar que
assim se configure. Nós sabemos como fazer.
Falando de margens de lucro iniciei esta portagem com esse
dado. Ele varia muito em: restaurantes de alto luxo e restaurantes em locais de
alta sazonalidade. Os primeiros têm seus lucros normalmente acima dos 50% - e
os segundos têm seus resultados nas épocas de temporada entre 48 e 52%.
Mas o que leva às altas margens de lucro em restaurantes de
Luxo não está fundamentado no produto, mas principalmente no serviço, e nas
baixelas usadas para seu desempenho. Tanto um quanto a outra precisam ser
absolutamente irrepreensíveis, e é claro trabalha-se sempre com os produtos da
melhor qualidade que, antes de entrarem para o cardápio são testados à exaustão.
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