terça-feira, 1 de novembro de 2016

E a Terceirização



Uma tendência ou a falta de conhecimento? Na verdade, as duas, por falta de conhecimento gastam-se verdadeiras fortunas com terceirização e deixa-se de ganhar muito dinheiro. E estas só trazem prejuízo e comodidade a quem está terceirizando. Os restaurantes eu disse: Porque acha que a pessoa a quem vai dar a exploração vai ter prejuízo, então se ele vai ter lucro porque você abre mão dele? Tem vergonha de admitir que não sabe? Ou quer se convencer que não tem tempo para aprender?

Agora temos os “Especialistas” em hospedaria metidos a hoteleiros e terceirizando tudo de Restaurantes a Lavanderias. O que precisam para entender que Hotelaria é Atendimento e Serviço venda de espaços para dormir é Hospedaria não hotelaria e isso data de pelo menos 716 anos antes de Cristo, ou seja, há 2.732 anos. Agora estão retrocedendo.
Uma lavanderia: para um Hotel com 100 Uhs (unidades habitacionais) vulgarmente chamados de apartamentos montada com a seguinte configuração:



terça-feira, 4 de outubro de 2016

RESTAURANTES


A Margem de lucro em restaurantes


O despreparo que nos aparece no dia a dia, quando falamos em gestão é gritante, se este assunto é Gestão de Restaurantes é atroz esse despreparo e o que não entendemos é o que pensam os empresários ao darem restaurantes montados para exploração de terceiros, eu sempre pergunto o que o faz pensar que o terceirizado não vai ter lucro com seu restaurante? Então se ele terá qualifique-se e tenha esse lucro você mesmo.

Em gestão mais que na maioria dos casos em nossa vida é fundamental saber o que você quer e como vai alcançar essa meta, metas longas são muito complicadas e difíceis de ver, então fracione-as e tenha metas de Curto, médio e longo prazo. Se não tiver este planejamento, em outras palavras se não sabe para onde vai o mais natural é que não chegue a lugar nenhum o que seria natural já que não sabe para onde está indo onde chegar está ótimo e isso pode ser, “ o fundo do poço”. Cuidado.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Custos se DILUEM

Equipamentos Sim, Mas com muita Economia

A revista eletrônica Infood solicitou a um profissional experiente em implantações e Operações de cozinhas profissionais uma visita à Equipotel, este fez um levantamento altamente técnico, profissional e irrepreensível, mas apenas isso um levantamento voltado para a Operação.  – Parabéns Marcelo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como estão os Salário


É recorrente ouvir “gerentes” se queixando de salários, sempre achei isso muito estranho e em um dos cursos que eu dei tive oportunidade de ter 4 gerentes de uma mesma organização ou que como amigos não tiveram nenhum problema em fazer segredos sobre salários, ao me dizerem quanto ganhavam, inicialmente não acreditei, mas como não havia porque mentir – perguntei quais as respectivas rotinas, um vez conhecedor destas não tive como não dizer: “vocês ganham demais” e expliquei que o serviço que eles faziam era feito por uma secretária minha ou pela responsável pela tesouraria. Vemos aqui que não são os salários e sim as atribuições ou competências que estão deslocadas. Segundo o site de consultoria Catho – os salários de gerencia hoteleira atualmente nas capitais têm este perfil:


domingo, 25 de setembro de 2016

A Falta não é de Sorte!


As pessoas insistem em se queixar, mas será que isso ajuda? Afinal você emite ondas negativas e vai colher exatamente de acordo com o que semeou.

Não temos porque negar o óbvio existe uma crise e ela não vai embora com um toque da “varinha de condão”, mas como todas esta também é passageira. Porque então uns desistiram e outros melhoraram?

E A COMUNICAÇÃO



Em 1972 quando já na minha vida hoteleira iniciei em cargos que precisavam de comunicação escrita, esta era levada a sério e com toda a celeridade, havia enfim coisas que necessitavam de registro e assinatura, afinal até mesmo a telefonia interna era sempre através de aparelhos como este:


Não preciso dizer que a segurança e o sigilo deste tipo de aparelho eram praticamente inexistentes. Então escrevíamos. Só que isso era eficiente.